top of page
YAMA

Nota de esclarecimento relativa ao sistema de coleta de resíduos em SFX.

Atualizado: 3 de fev. de 2023


1. A Associação Regenera Yama surgiu em Janeiro de 2021 para contribuir com a comunidade e seus diversos atores, trabalhando, de forma colaborativa, para transformar São Francisco Xavier (SFX) em um exemplo de desenvolvimento sustentável e regenerativo;

2. O primeiro trabalho desenvolvido pela Associação, logo quando de sua fundação, foi relacionado, justamente, ao tema de resíduos em SFX (e seu sistema de coleta), que havia colapsado, sobretudo no período da pandemia, diante do grande (e atípico) contingente de pessoas que permaneceram no distrito durante o referido momento. Era frequente a ocorrência de lixeiras transbordando, dentre outros desafios;

3. Assim, celebramos um termo de cooperação com a Prefeitura de São José Dos Campos (SJC), e contratamos uma renomada consultoria para diagnosticar os principais problemas e desafios relacionados a resíduos em SFX, bem como sugerir as melhores soluções técnicas para o aperfeiçoamento do sistema. O trabalho foi executado e entregue à Prefeitura de SJC. E, felizmente, iniciou-se um construtivo diálogo tanto com a Prefeitura de São José dos Campos quanto com a Urbam sobre os resultados e recomendações contidas no trabalho contratado pela Associação.

4. Como resultado deste processo, Prefeitura de SJC e Urbam construíram, com os seus técnicos próprios, um plano de coleta diferenciada para SFX, compreendendo o fato de que SFX tem necessidades especificas, geografia distinta e uma série de peculiaridades em relação à SJC. Além do aumento do número de lixeiras no distrito e da área de cobertura (oferecendo sempre, lado a lado, as opções de descarte de lixo comum e lixo reciclável), haveria ampliação dos horários e locais da coleta seletiva e consequente diminuição do impacto de lixeiras que transbordam. Houve igualmente mudanças de logística que trariam maior eficiência ao sistema. A Associação, por sua vez, se comprometeu apoiar na parte educacional, de modo a engajarmos a comunidade a atingirmos o ousado objetivo de “lixo zero”, dentro dos próximos anos. Foi formado um comitê de resíduos, composto por moradores do distrito, para auxiliarmos na implementação das medidas e acompanharmos o tema, sempre de forma colaborativa e conjunta;

5. Apesar de tais pontos positivos, o plano de coleta diferenciada vem sendo implementado com vários erros de execução. As novas lixeiras, instaladas com significativo atraso, não são adequadas para o distrito. Além disso, a comunicação das mudanças no sistema de coleta diferenciada vem sendo falha: o sistema inicia suas mudanças a partir desta segunda-feira, e não houve prévio diálogo com a comunidade, tampouco antecedência na comunicação de mudança tão impactante e relevante (apenas hoje, 03.02.2023, foram distribuídos panfletos informativos, que são insuficientes para a correta informação e implementação do sistema).

6. A Associação Regenera Yama discorda que mudanças no sistema de coleta diferenciada sejam implementadas sem o devido diálogo com a comunidade.

7. De qualquer modo, continuaremos lutando para a criação de um programa que nos auxilie a uma melhor gestão dos resíduos do distrito. Além das ações educacionais que estão previstas e serão anunciadas em breve, estamos trabalhando em um protótipo de lixeira adequada às características de SFX. E continuaremos confiantes e atuantes na busca de constante diálogo com o setor público, de modo a fiscalizar e exigir que o novo sistema de coleta diferenciada seja corretamente implantado, com efetivos benefícios à nossa comunidade.

8. Confiamos no urgente aperfeiçoamento deste relevante passo dado pela Prefeitura de SJC, e que cada um de nós, juntos, possamos somar esforços em termos uma comunidade lixo zero, diminuindo nosso impacto na majestosa Mantiqueira e no planeta.

Sfx, 03 de fevereiro de 2023


Associação Regenera Yama


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page